sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Zoológico de São Paulo

Estive no zoo de SP esta semana, fui apresentar uma das grandes atrações desta grande metrópole para a Gi, uma prima que mora em Natal e passa alguns dias por aqui. Em uma cidade em que o bicho-homem é o rei, ter acesso a um pequeno pedaço da natureza parece ser um grande benefício. Eu já tive o privilégio de ver e fotografar muitas das espécies do Zoo de SP em seu habitat natural, e em quase todas as situações me senti pequeno diante do poder da mãe natureza. Então por este motivo estar neste local é uma mistura de euforia em função da esperança de que os frequentantes saiam com uma pequena parcela de conscientização e com um mínino espírito de preservação.

Lamentávelmente esta euforia transforma-se rapidamente em melancolia, e estas sensações brigam como se fossem um cabo de guerra, primeiro pela limitação de espaço a que são submetidos estes animais, embora eu saiba que este é um espaço planejado, é vísível o stress de muitos animais. Depois, porque logo vemos que aquela esperança é um falso sinal, muito lixo jogado jogado ao longo do percurso e as vezes muito pior, cheguei a ver um pai oferecendo um palito de sorvete a uma ave, e fez isto sorrindo para uma criança ao seu lado. Para o bem desta criança espero que não seja o pai dela. Alguns frequentadores deveriam passar por um treinamento antes de entrar no parque e para muitos deles o meu desejo é que fiquem longe dos paraísos naturais ainda preservados, seja no Brasil ou em qualquer lugar. Afinal, bom senso, educação e respeito em breve terá também um local reservado no parque zoológico e bem ao lado das espécies em risco de extinção. Espero que gostem das fotos.
Com que frequencia você entrega-se ou recebe um momento como este?


Hora do almoço. Aqui o ratinho é entregue na gaiola e até rendeu uma boa foto, mas nada como presenciar este animal caçando ao ar livre.




































Mico Leão Dourado - Curioso e divertido.

Elas sabem, o perigo está por perto, é bom ficar de olho.

Nenhum comentário: